terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"...desfilando triunfal sob o altar do carnaval..."


Salve o samba... hoje é o dia dele!
Na verdade hoje é dia da minha preta linda, cheirosa e amante do samba tb, minha madrinha da casamento e amiga de longa data, Andréa!!
Parabéns pretinha...mais e mais luz na sua vida!
Seu nome deveria ser Autêntica e não Andréa!hahahah

Bom, pesquisei um pouquinho sobre a origem do samba e peguei um trechinho de outro site que traz de forma simples um pouco da origem do samba!
Pra mim samba é sinônimo de Rua Clara Nunes, nº81 - Madureira - Rio de Janeiro!!
Traduzindo: QUADRA DA PORTELA! Minha azul e branco do coração e da alma!
Agora que encerraram os trabalhos de tratamento as quartas feiras no centro em que trabalho vou aproveitar a brecha e visitar a quadra no ensaio da comunidade pro carnaval de 2009.
Acho ensaio voltado pro público que curte samba só de novembro a fevereiro muito artificial, confesso, quadra lotada de gringo, entrada com preços salgados não me agrada lá muito.
Ok!Ok! É bom pra gerar receita pro turismo na nossa cidade, é bom para as agremiações arrecadarem grana para sua manutenção e é bom por si só por se tratar de Rio de Janeiro, Samba, cerveja e calor humano...mas... Eu sou besta ou simple, ainda não sei, o suficiente para me permitir estar mais feliz no ensaio do povo que tá na escola de janeiro a janeiro!
E cá entre nós é lindo demais ver os amigos da velha guarda com passinhos apertados devido o pesar da idade, mas com um gracejo que até arrepia a alma!


*Um pouco da história do samba*
O Samba no Brasil surgiu desde muito cedo, tanto que quem trouxe o samba raiz para no país foram os escravos, os povos africanos que vieram ao Brasil para o trabalho escravista. A palavra samba, corretamente ninguém sabe seu verdadeiro significado, porém pelas notícias de hoje, o nome tem haver com o “semba” um ritmo religioso angolano, que tem como significado umbigada, um estilo de dança.

Já no século XIX, o samba já se tornava mania entre os povos brasileiros, nessa época o samba já ia do Maranhão a São Paulo fácil. Hoje o marco forte do samba pertence a cidade do Rio de Janeiro, porém para chegar ao nível de hoje, certamente o samba carioca passou por diversificação graduada, isso recebendo estilo da Bahia e de outros estados.

O partido alto, o samba de terreiro, o samba enredo e o samba de roda do recôncavo baiano foram declarados patrimônios imateriais pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ressalta a diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial, Márcia Santana.



******PROGRAMAÇÃO DO DIA NACIONAL DO SAMBA*******

Às 17h, como ocorre há 13 anos, trens partirão da Central do Brasil levando sambistas e passageiros até o bairro de Oswaldo Cruz, onde a festa continua com apresentações de diversos sambistas. Entre eles, Nelson Sargento, para quem o samba viveu grandes mudanças: da roda de samba e das festas de rua às grandes agremiações do carnaval. Tudo isso, segundo Nelson Sargento, gerou variações no samba.

Para atravessar a cidade no trem do samba é preciso 1 quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados ao Banco Rio de Alimentos, do programa Fome Zero.

É isso ae!!
Ajudar sambanda faz bem!

Bjus!!

Nenhum comentário:

Sempre de passagem...

Aline Lima por Aline Lima

Minha foto
Mulher,28 anos,geminana com ascedente em gêmeos, casada com o melhor capricorniano do mundo, vascaína, portelense,umbandista por amor e por vontade de Deus! Mata e morre por um amigo, mas não é do tipo que dá o outro lado da face, um dia...quem sabe! Ser humano excessivamente sincero, Inesquecível e entenda isso de forma positiva ou negativa, nem um pouco modesta,ama língua portuguesa, odeia matemática! Determinada e sempe em busca de novas experiências. O casamento passou, motivo que fez esse blog nascer e por muito pouco quase o abandonei... resolvi retomar minha vida de auto fofoca, sabe como é geminiano né? Ama falar de si! Não, eu não fujo a regra! Bem vindo(a)!